segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nostalgia de carne e osso

Por Henrique Esper

Este ano, as salas de cinema estão sendo bombardeadas com filmes estrelados por personagens de quadrinhos. Thor, Lanterna Verde, professor Charles Xavier... São alguns dos herois que tiveram suas histórias contadas nas telonas por pessoas de carne e osso. Entretanto, em outubro de 2011, as telas de cinema contarão a história de um personagem um pouco mais simples. Ele pode não ter super poderes, mas isso não impede, para mim, que ele seja um heroi. Estou falando de Tintin!

Confesso que não li os gibis de Georges Prosper Remi (mais conhecido como Hergé), criador de Tintin. Conheci o repórter belga através da animação que a TV Cultura transmitia. Todas as noites (de segunda a sexta), às 19h, eu sentava no sofá, religiosamente, e assistia As Aventuras de Tintin e seu fiel companheiro, o Fox Terrier Milou.



Suas buscas por boas histórias colocavam Tintin no caminho de facções criminosas e de conspirações políticas. O que, por sua vez, rendiam grandes aventuras ao personagem e quase meio século de publicação dos quadrinhos de Hergé.

Entretanto, todas essas histórias não poderiam ser contatas em um único longa metragem. Por isso, a aventura dirigida por Steven Spielberg, que poderá ser vista em 3D ainda esse ano, será As Aventuras de Tintin e o Segredo do Unicórnio. Antes que você pense em cavalos chifrudos correndo por campos floridos, deixe me esclarecer que Unicórnio é o nome de um navio, um galeão para ser mais exato.

Não sei como anda o roteiro do filme, mas vou contar o que sei sobre esse episódio. Tudo começa quando Tintin compra um modelo de um navio do século 17, para seu amigo Capitão Haddock. Entretanto, o galeão adquirido pelo repórter é uma réplica do Unicórnio, o navio de Sir Francis Haddock, ancestral do capitão. Porém, antes de poder presentear o amigo o modelo é roubado e a casa do repórter revirada. Junto com o Capitão Haddock, Tintin descobre que o Unicórnio carregava o valioso tesouro do pirata Red Rackham, roubado por Sir Francis Haddock, e que a réplica comprada escondia em seu mastro um terço do enigma que leva ao tesouro.



Agora, Tintin, Milou e o Capitão tentarão encontrar as pistas restantes e buscar o tesouro ao mesmo tempo em que enfrentam a perigosa quadrilha que tem o mesmo desejo.

O pôster do filme foi revelado hoje, o que rendeu ao meu repórter favorito o terceiro lugar nos trending topics do twitter. Além da direção de peso de Spielberg, Tintin será vivido por Jamie Bell, e o elenco conta com: Daniel Craig, Andy Serkis, Simon Pegg, Nick Frost, Gad Elmaleh, Toby Jones, Mackenzie Crook.

Para aqueles que ainda não viram o cartaz, aqui vai uma pequena prévia do que aguarda os fãs de Tintin e dos carismáticos personagens de Hergé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário