terça-feira, 8 de março de 2011

As Mulheres da Disney

Por Henrique Esper

Dia 8 de março comemora-se o dia internacional da mulher. Porém, este ano a data é um pouco mais festiva. Segundo o canal Euronews, hoje é o centenário do dia internacional da mulher que começou a ser celebrado em 1911.

Tina Fey transforma-se em Sininho de Peter Pan
Levando em consideração esta data, selecionei algumas fotos da campanha Ano de 1 Milhão de Sonhos da Disney (Disney’s Year of a Million Dreams), na qual celebridades foram vestidas como  famosas personagens da Disney e eternizadas pelas lentes da fotógrafa Annie Leibovitz.

A campanha foi realizada em 2007, mas até hoje novas montagens são feitas. Além disto, acredito que as princesas da Disney, tipo de personagem que a empresa é especialista em criar, são uma ótima representação do dia internacional da mulher.
Enquanto Julianne Morre vive a pequena sereia Ariel, Michael Phelps nada pelo reino submerso logo a sua frente.

Okay, aqui você pode achar que sou um machista, vulgar, que acha que lugar de mulher é limpando a casa trancada numa torre esperando seu príncipe resgatá-la. Porém, isso não é verdade! Não consigo pensar em uma princesa da Disney que espera sentada em uma cela fria e empoeirada a chegada do tão aguardado príncipe encantado.



Jennifer Lopez e seu marido, Mark Anthony, vivem uma das 1001 noites como Jasmin e Alladdin.

Bela, Jasmin, Ariel, ente outras são mulheres fortes independentes que lutam pelo que acreditam. Jasmin (Alladdin), por exemplo, luta pelo direito de escolher com quem quer se casar. E até ajuda o malandrinho a derrotar o desprezível Jafar. Ariel  (A Pequena Sereia) enfrenta o pai e barganha sua bela voz com a bruxa do mar em troca da chance de conquistar seu amor (que só precisava beijar a garota e nem isso faz). Já Bela (A Bela e a Fera) não tem medo de encarar um monstro assustador e trocar sua liberdade pela vida de seu pai.

Penélope Cruz e Jeff Bridges vivem uma noite de magia e beleza como a Bela e a Fera.

Cinderella, também não fica atrás. A mocinha é a que corre atrás do príncipe. Ela faz de tudo para conseguir ir ao baile só para ele descobrir que ela existe. E mesmo depois que a bela princesa foge apressada deixando para trás um sapatinho, ele manda um criado buscar sua amada. Que tipo de príncipe não vai pessoalmente descobrir quem é a mulher misteriosa que o encantou?


Scarlett Johasson foge das doze badaladas do relogio.
De qualquer maneira as mulheres da Disney (e elas são muitas) não são submissas, retraídas ou caladas. Muito pelo contrário. E isso não é privilégio de princesas, Pocahontas e Sininho, por exemplo, não deixam barato quando são perturbadas.

Jessica Biel corre livre como Pocahontas.
Nenhum espelho nega que Rachel Weisz é a mais bela Branca de Neve.

3 comentários:

  1. KKKKKK...Muito legal o seu post 'amachista'! kkkkkk

    Essa produção fotográfica é muito legal mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a que menos gostei foi a Rachel Weisz como Branca de Neve, mas mesmo assim todas as fotos ficaram muito bacanas!

    ResponderExcluir