sábado, 8 de janeiro de 2011

4 Passos para Ser Pontual

Por Henrique Esper

Ser pontual. Uma tarefa difícil para muitas pessoas. As desculpas são sempre as mesmas: trânsito, esqueci algo em casa e tive que voltar, fulano ficou me segurando, e por ai vai. Tudo bem, algumas vezes não tem jeito e acabamos nos atrasando alguns minutos. Porém, ser pontual mostra respeito pela outra pessoa e seu tempo, além de ser muito importante na hora de conseguir um emprego.

Pensando nisso, e no fato de que chegar tarde a algum evento pode ser tomado como um ato egoísta e egocêntrico, vou listar quatro passos que encontrei nesse site para reverter a situação. 

Nº 1 – Crie um incentivo

Esse primeiro passo pode soar esquisito, mas apesar de ser bem básico, ajuda e muito. Responda a duas simples perguntas:
  1.  O que você ganha por ser pontual? Por exemplo: Se você chegar mais cedo no trabalho talvez consiga sair mais cedo e fugir trânsito. Ou ainda, se você chegar antes de todos em um restaurante lotado poderá escolher uma ótima mesa para você e seus amigos, sua namorada ou seu namorado. 
  2.    O que você tem a perder caso chegue atrasado? Por exemplo: seu chefe pode te demitir, ou talvez você tenha que inventar uma desculpa e se você não for criativo ou se fizer isso com freqüência as pessoas não acreditarão mais em você.
Ou seja, nesta hora seja egoísta mesmo! Pense no que você pode ganhar ou perder e use isso para te motivar a chegar no horário.

Nº 2 – Adiante 10 minutos na sua cabeça!

Muitas pessoas usam o truque de adiantar o relógio 10 ou 15 minutos. Dessa forma, quando elas olham os ponteiros “pensam” que estão atrasadas e tendem a arrumarem-se com maior rapidez para chegar no horário. Entretanto, esse truque não funciona. Digo por experiência própria e alheia. Você sabe que o relógio está adiantando, e por mais que tente enganar a si mesmo, você não consegue.

Por isso, adiante os minutos dentro da sua cabeça. Por exemplo: se você marcou de encontrar seus amigos às 20h diga para si mesmo que na verdade é às 19:45 e prepare-se para chegar no local  neste horário.

Nº 3 – Esteja preparado para esperar.

Ficar esperando não é uma coisa muito bacana. Se você é um dos atrasadinhos de plantão talvez não saiba disso, mas quem espera por você sabe, e muito bem!

Algumas pessoas têm pavor de ficar esperando por qualquer coisa. O simples pensamento de ter que ficar em pé, ou sentado, sem fazer nada por alguns minutos atormenta a cabeça dos retardatários.

Como eu disse no começo deste post, atrasar alguns minutinhos é normal e acontece. Então, ao invés de deixar seu pânico fazer a outra pessoa ficar uma hora plantada, esteja preparado para esse tempo ocioso. Leve um livro, um MP3, iPod ou afins, um joguinho no celular, qualquer coisa para que você se distraia.


Nº 4 – Não faça “só mais aquela coisinha”

Você está pronto. Banhado, vestido, perfumado, prontinho para sair. Porém, antes de colocar o pé para fora de casa você diz: “ah, deixa só eu ver se o beltrano respondeu meu e-mail”, ou “só vou colocar o lixo lá fora”, ou ainda “é rapidinho, só vou ver o que está acontecendo no twitter. Dois minutinhos”.

Evite fazer essas pequenas coisas, são elas que fazem você se atrasar. E outra, por que é tão importante fazer isso justo quando você está saindo? Você mal tem tempo para chegar ao local combinado e ainda quer fazer tudo isso? Faça depois, anote em um papel se for preciso: “ver comentários do blog”, mas evite a todo custo realizar essas pequenas ações antes de sair de casa.
Aos 45 do segundo tempo

Nós vivemos em um mundo caótico e ser pontual para ser impossível. Porém, tente cuidar bem do seu tempo e do das outras pessoas. Afinal de contas, assim como a flecha lançada e a palavra proferida, o tempo perdido é algo que não podemos pegar de volta.

Veio daqui.

2 comentários: